[Swap de peças] 106, 205, 206, 207, 306, 307, Xsara, etc...

Motores, turbo, nitro, coletores, suspenção, freios, câmbio, etc.
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Camillo_jr
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[Swap de peças] 106, 205, 206, 207, 306, 307, Xsara, etc...

Mensagem por Camillo_jr »

E aí galera, tranquilo?
Vou colar aqui um material feito pelo lendário Marley, do antigo CP. (Todos os créditos pra ele!)


PEÇAS EQUIVAMENTES PSA BY MARLEY FLATOUT

Boa tarde jovens!
Pra começar com uma contribuição boa aqui, vou listar o que é sabido tecnicamente e o que eu
aprendi na porrada sobre compatibilidade de peças entre PSAs, pra ajudar quem precisa fazer
manutenção ou mesmo um projeto de Preparação.

Aos moderas, me perdoem que não tem só powertrain, mas separar em partes ia ficar estranho
hahaha de qualquer maneira, se preferirem eu separo!

Então é num tópico(que já fiz em outros foruns e vou atualizando com o passar do tempo e da
experiência) que juntasse tudo que é compativel entre os PSAs(e até fora da linha as vezes) no
quesito mecânica apenas beleza?
Então vamos listar aqui o que é intercambiável entre os carros, seja pra upgrade ou mesmo para
baratear o processo.
Conto com a contribuição de vocês também.

Swap engine:
Nesse caso qualquer um cabe em qualquer carro, tem que ver a disposição de cada um na
adaptação, principalmente na parte estrutural, então vou listar apenas o que é plug and play
estruturalmente falando beleza? Ou seja, os que nao precisam adaptar coxins, suportes,
agregado e afins;
– 206, 207, C3, 208, DS3 – TU5JP, TU5JP4, TU3JP, EP6 e EC5;
– 106 – TU5JP, TU5JP4, TU3JP, TU3M e EC5;
– 205 e AX – TU5JP, TU5JP4, TU3JP, TU3M e EC5;
– 306, VTS e Dakar – XU7JP4, XU10J2, XU10J4, XU10J4RS;
– 307 e C4 (1.6 original) – EW10, todos os XUs;
– 307 e C4 (2.0 original) – TU5JP, TU5JP4, TU3JP e EC5;
Os carros que cabem a série TU podem usar tranquilo os XUs também, os pontos de apoio
laterais servem sem problemas, precisa de uma adaptação no coxim inferior pequena e semi
eixos que atendam a planetária da caixa usada e o comprimento do carro.
O motor EP6, base dos THP, se aplica também mas com a restrição ainda sobre a central. Que
não é impossivel de utilizar, mas alguém precisa fazer pra mostrar que funciona.

Listagem de motores:

Motores XU
XU5 1C 83.0 x 73.0 mm. 1580 cm3 80 CV Carburador un cuerpo
XU5 M3/Z 83.0 x 73.0 mm. 1580 cm3 89 CV Inyección- Catalizado
XU5 2C 83.0 x 73.0 mm. 1580 cm3 92 CV Carburador de doble cuerpo
XU5 J 83.0 x 73.0 mm. 1580 cm3 105 CV Inyección
XU5 JA/K 83.0 x 73.0 mm. 1580 cm3 115 CV Inyección
XU7 JB 83.0 x 81.4 mm. 1761 cm3 90 CV Inyección- Catalizado
XU7 JP 83.0 x 81.4 mm. 1761 cm3 103 CV Inyección- Catalizado – 306 XR
XU7 JP4 83.0 x 81.4 mm. 1761 cm3 112 CV Iny. 16V- Catalizado – 306 98-01 Soleil,Passion, Rallye
XU8 T 83.0 x 82.0 mm. 1775 cm3 200 CV 16V Turbo – 205 T16 e Citro BX 4TC
XU9 2C 83.0 x 88.0 mm. 1905 cm3 105 CV Carburador de doble cuerpo
XU9 J1/Z 83.0 x 88.0 mm. 1905 cm3 105 CV Inyección- Catalizado
XU9 2C 83.0 x 88.0 mm. 1905 cm3 110 CV Carburador de doble cuerpo
XU9 JA/Z 83.0 x 88.0 mm. 1905 cm3 122 CV Inyección- Catalizado
XU9 J2 83.0 x 88.0 mm. 1905 cm3 125 CV Inyección
XU9 4C? 83.0 x 88.0 mm. 1905 cm3 126 CV 2 carburadores doble cuerpo
XU9 JA/K 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 130 CV Inyección
XU9 J4/Z 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 148 CV Iny. 16V- Catalizado
XU9 J4 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 160 CV Inyección- 16V
XU10 2C 86.0 x 86.0 mm 1998 cm3 115 CV Carburador de doble cuerpo
XU10 J2C 86.0 x 86.0 mm 1998 cm3 123 CV Inyección- Catalizado – 306 XSi / Citro ZX Volcane
XU10 M 86.0 x 86.0 mm 1998 cm3 130 CV Inyección
XU10 J4R 86.0 x 86.0 mm 1998 cm3 135 CV Iny. 16V- Catalizado
XU10 J2TE 86.0 x 86.0 mm 1998 cm3 145 CV Turbo- Catalizado
XU10 J2TE 86.0 x 86.0 mm 1998 cm3 150 CV Turbo- Catalizado
XU10 J4D/Z 86.0 x 86.0 mm 1998 cm3 150 CV Iny. 16V- Catalizado – 306 S16 / Citro ZX Coupé
XU10 J4RS 86.0 x 86.0 mm 1998 cm3 167 CV Iny. 16V- Catalizado – 306 GTi / Citro ZX Dakar e Xsara VTS
XU10 J4TE 86.0 x 86.0 mm 1998 cm3 200 CV 16V- Turbo- Catalizado 405 T16
XUD7 /K 80.0 x 88.0 mm 1769 cm3 60 CV Diesel
XUD7 /Z 80.0 x 88.0 mm 1769 cm3 60 CV Diesel- Catalizado
XUD7 T/K 80.0 x 88.0 mm 1769 cm3 78 CV Diesel- Turbo
XUD9 A 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 65 CV Diesel
XUD9 /Z 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 68 CV Diesel- Catalizado
XUD9 B 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 71 CV Diesel
XUD9 TE/Y 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 90 CV Diesel- Turbo- Catalizado
XUD9 TE/L 83.0 x 88.0 mm 1905 cm3 92 CV Diesel- Turbo
XUD11 A 86.0 x 92.0 mm 2138 cm3 83 CV Diesel- 12 Válvulas
XUD11 ATE 85.0 x 92.0 mm 2068 cm3 110 CV Diesel- 12 Válvulas- Turbo
XUD11 BTE 85.0 x 92.0 mm 2068 cm3 110 CV D- 12V- Turbo- Catalizado

Motores TU
Motor -Diam.x Carrera – Cilindrada – Potencia- Tipo de alimentación
TU9 /K 70.0 x 62.0 mm 954 cm3 45 CV Carburador un cuerpo
TU9 M/Z 70.0 x 62.0 mm 954 cm3 50 CV Inyección- Catalizado – 106 1.0
TU1 /K 72.0 x 69.0 mm 1124 cm3 55 CV Carburador un cuerpo
TU1 F2/K 72.0 x 69.0 mm 1124 cm3 60 CV Carburador un cuerpo
TU1 M/Z 72.0 x 69.0 mm 1124 cm3 60 CV Inyección- Catalizado
TU1 JP 72.0 x 69.0 mm 1124 cm3 60 CV Inyección- Catalizado
TU2 4A 75.0 x 73.2 mm 1294 cm3 95 CV 2 carburadores doble cuerpo
TU2 4A/K 75.0 x 73.2 mm 1294 cm3 103 CV 2 carburadores doble cuerpo
TU2 J2/Z 75.0 x 73.2 mm 1294 cm3 100 CV Inyección- Catalizado
TU3 A 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 65 CV Carburador un cuerpo
TU3 A/K 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 70 CV Carburador un cuerpo
TU3 F2/K 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 75 CV Carburador doble cuerpo
TU3 M/Z 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 75 CV Inyección- Catalizado – 205 XSI
TU3 JP 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 75 CV Inyección- Catalizado – 206 e 207 1.4
TU3 S 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 85 CV Carburador doble cuerpo
ET3 J4 (nuevo?) 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 90 CV Inyección- Catalizado
TU3 FJ2/Z 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 95 CV Inyección- Catalizado
TU3 FJ2/K 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 100 CV Inyección – Citro AX GTi
TU5 JP 78.5 x 82.0 mm 1587 cm3 90 CV Inyección- Catalizado – 306 XS / 206 / Citro ZX paris
TU5 J2/L3 78.5 x 82.0 mm 1587 cm3 100 CV Inyección- Catalizado
TU5 JP4 78.5 x 82.0 mm 1587 cm3 110 CV 16 Válvulas- Catalizado – 206, 307 e Citro Xsara
TU5 J4 78.5 x 82.0 mm 1587 cm3 120 CV 16 Válvulas- Catalizado
TUD3 75.0 x 77.0 mm 1360 cm3 53 CV Diesel
TUD5 77.0 x 82.0 mm 1527 cm3 58 CV Diesel, Catalizado

Motores EW/DW
Motor -Diam.x Carrera- Cilindrada; Potencia – Alimentação
EW7 J4 82.7 x 81.4 mm 1749 cm3 117 CV 16 Válvulas- Catalizado
EW10 J4 85.0 x 88.0 mm 1997 cm3 138 CV 16 Válvulas- Catalizado – 307 e 406 e 407
EW10 D 85.0 x 88.0 mm 1997 cm3 143 CV Inyección directa- Cat. – 307, 407 e Citro C4 VTR
EW10 J4 S 85.0 x 88.0 mm 1997 cm3 177 CV 16 Válvulas- Catalizado – Citro C4 VTS, 206RC
EW12 J4 86.0 x 96.0 mm 2230 cm3 160 CV 16 Válvulas- Catalizado
DW4 TD 73.7 x 82.0 mm 1398 cm3 70 CV D-Com. Rail- Turbo- Cat.
DW8 82.2 x 88.0 mm 1868 cm3 70 CV Diesel- Catalizado
DW10 TD 85.0 x 88.0 mm 1997 cm3 90 CV D-Com. Rail- Turbo- Cat.
DW10 ATED 85.0 x 88.0 mm 1997 cm3 110 CV D-Com. Rail- Turbo- Cat.
DW10 TED4 85.0 x 88.0 mm 1997 cm3 136 CV D-Com. Rail- Turbo- 16V
DW12 TED4 85.0 x 96.0 mm 2179 cm3 136 CV D-Com. Rail- Turbo- 16V

Cambios:
Vou me restringir apenas às MAs e BEs que são as mais usadas. E vou listar o que é cambiável
considerando o motor original, em caso de trocas tem que fazer a relação com a lista acima.
MA5 – motores 1.4 e 1.6;
BE3 – motores 1.8 e 2.0;
BE3R – motores 1.8 e 2.0;
BE3/6 – motores 1.8 e 2.0;
BE4 – motores 1.6, 1.8 e 2.0;
Cada caso tem que ser avaliado a questão do acionamento da embreagem, motores como o
XU10J4RS possuem acionamento invertido, portando demanda adaptação do acionamento
ou de outro sistema de embreagem(disco, plato e garfo). E o comprimento e diametro dos
semi-eixos também, entre MAs e BEs e os carros maiores para os menores(106, 205, AX).
Um up interessante para os TU5 preparados é o cambio de Partner, BE4, a caixa seca serve,
precisa apenas adaptar os acionamentos e o cabo da embreagem. É um cambio bem mais
robusto e que aguenta porrada, quem tem TU5 preparado sabe o quanto a MA5 quebra.
A embreagem de J2 + voltande XU10 servem nos XU7 futucado, por exemplo.

Suspensão:
Eu fiz varios testes já, com alguns setups utilizando componentes originais e alguns
preparados.
E o sentimento é que da sim pra montar um set legal usando molas e amortecedores originais
da propria PSA, que grazadeus vende molas mais duras na propria concessionária.

Dianteira:
205, 206, 207, C3 servem em 306, Dakar e VTS e vice-versa, molas e amortecedores (ai temos
uma gama boa da linha 306/VTS que podem ser usadas);
. Molas 5002RT- Molas Sport da PSA – vem nos Xsara VTS – são muito boas e baixam bem,
e o melhor muito baratas na CC(em torno de 140 reais cada);
. Molas 5002SA – Molas Sport1 da PSA – são da linha da pesada(partner principalmente) e a
principio servem em 206, 207, 306, VTS, 205, 106;
. Molas 5002P9 – Molas Sport2 da PSA – são mais firmes e duras, para carros preparados se
adaptam muito bem;
. Amortecedores Monroe de VTS ou Monroe Gás Premium de 206 são uma boa pedida
também, ótimos de se trabalhar e muito resistentes;
106 podem usar molas de 206, porém amortecedores somente os originais, não tem
compatibilidade;
205 – Amortecedores de 206/306/Xsara/ZX servem. Só precisa tirar a orelha da bieleta. Estou
com todo o conjunto de VTS no meu 205.
307 e C4 acredito que só as esportivas mesmo(H&R, Eibach, etc), o mesmo para os
amortecedores;

Traseira: Para 206 e 207 tem a opção do eixo traseiro das Sw que são mais robustos;
Para 306 a opção é o eixo traseiro do VTS que é maior e mais reforçado, eu vou usar um com
graxeiras pra evitar problemas; C4 e 307 usam molas, então no caso só com esportivas mesmo;

Freios:
Esse é um caso como o do swap engine, adaptando cabe qualquer um, então vou me ater
aos pnp somente;
Dianteiros:
106, 205 e AX – Aceita o set do 206/207 de 247mm ventilados e o set do 306 1.8/ZX Coupé
de 266mm(com um pequeno corte na pinça por causa de uma elevação no montante, mas
coisa bem simples);
206, 207 e C3 – Aceita o set do 306 1.8 de 266mm e tambem do C4 hatch de 283mm e de C4
Grand Picasso de 302mm;
306, Xsara, Dakar e 208 – Aceita o Set do C4 de 283mm e do C4 Grand Picasso de 302mm;
307, C4 e DS3 – Aceita o set do C4 Grand Picasso de 302mm;
Lembrando que o de 283mm não cabem mais rodas 14, ou seja, já era estepe na frente. E o
de 302mm só rodas acima de 16 polegadas.

Traseiros:
Nesse caso vejo necessidade de troca apenas para os que possuem tambor na traseira, os que
ja tem disco(normalmente de 244mm) não vejo necessidade de troca, à não ser em um
preparação pesada e de pista;
Os com tambor na traseira o ideal é subir a manga inteira, mas atenção às barras, podem ter
tamanho diferente(pode ser que precise usar a barra da manga nova e ela pode ser mais
comprida que a largura do carro). A recomendação da troca da manga é porque normalmente
o eixo piloto dos freios a tambor são menores, em média 10mm, e isso dificulta a adaptação
do cubo com disco. Todos os carros que usam eixo de torção na traseira tem essas peças
intercambiáveis.
Mas mesmo assim é possível retirar o eixo piloto, só precisa de um local certo para isso pois
o parafuso é BEM apertado.

Dinâmica:
Barras estabilizadoras dianteiras são um assunto interessante, e pra quem quer por o carro
pra andar mais forte é um up válido, não estudei isso à fundo ainda porque não chegou o
momento do meu 306 passar por isso.
O que sei é que um up valido e facil para a maioria aqui(206, 207, 306 e Xsara) são as barras
da Partner de 22mm, que além de baratas na CC são ótimas na aplicação.
As traseiras são de 24mm da Partner e também são ups validos.
Para o 106 e 205 tem a opção do Citroen C15 que tem 23mm e é compativel, porém essa joça
não tem no Brasil hahahaha
No caso de preparados, existe sempre a opção de projetar barras extras. Eu fiz no 205 uma
dianteira(ligando as longarinas) e vou reforçar o agregado embaixo assim que subir as
bandejas de 205 GTI.

Pormenores mecânicos:

Cabeçotes:

Do TU3JP serve no TU5JP e TU3M;
Do XU7JP4 1.8 é compativel com qualquer XU10(dimensionei um pra um amigo, que usou um
cabeçote meu inclusive e o resultado foi 173cvs com fueltech e alcool, num cabeçote de XU
de 406);
Do XU10J4RS serve no J2 e J4;
Do EW10 nos XU10;
Os 8v TU podem ser substituidos pelos 16v TU, com pequena adaptação do rolamento da
correia dentada;
Cabeçote de AX GTi é PnP no TU3M mecanicamente falando, há adaptações de injeção e
coletor pois é o AX é multiponto.
Um detalhe importante, cabeçotes de TU5 flex tem os dutos maiores que os somente a
gasolina, e isso é um ganho considerável quando a preparação é bem executada.

Junta de AÇO de TU5JP4 do XSARA tb é PnP nos TU3M, vide carro do Ressude q tá rodando
com ela.

Miolo:
Um upgrade legal para quem usa TU5 é o miolo do EC5(pistão, bielas e pinos). São baratos
na concessionária, taxam em média 12.5(considerando um cabeçote stock) e dao um bom
ganho no resultado final. Apenas deve se atentar para um bom controle de mistura, se secar
a possibilidade de um lançamento pra outro planeta é bem provavel.

Tuchos:
Para quem tem 1.8 16v(306, Xsara e ZX) e 2.0 16v(XU10J4RS) os tuchos de GM 1.0 16v servem
e são infitamente mais baratos que os originais da Peugeot/Citroen;

Fluxo:

Coletor de admissão:
Do 106 GTI de alumínio e nos 1.4 e 1.6, boa pedida para turbos;
Do 106 GTI de plástico também é ótimo, para aspirados, vi resultados melhores que os de
alumínio;
Do C2 VTS de alumínio também é boa pedida para 1.4 e 1.6;
Do XU10J4RS servem nos XU7JP4 e é um up bem comum, nos EW10 também já foi feito, mas
é raro ver, precisa de uma adaptação no comprimento do plenum e no flange, mas é possível;

Coletor de escape:
Os harmonicos do XU10J4RS são compatíveis com os XU10 em geral e com o XU7, existe a
possibilidade de usar no EW, mas eu particularmente não vi implementado ainda;
Coletor do BX é um bom upgrade pro XU10 do S16 e ZX Coupé;
Os TUs, o ideal é usar 4×1 para os 8v para suprir o torque em alta e os 4x2x1 para os 16v e
suprir o torque em baixa. Infelizmente não tem modelos originais a venda para isso, só
fazendo mesmo.

Comandos:
Os do TU3 do AX GTI são bravos e compatíveis nos 1.4 em geral e no 1.6 8v;
Os do XU10J4RS são compatíveis com o XU7JP4, e tb é um UP comum;
Os padrões do 106 GTI aplicáveis para EC5 e TU5 mesmo com as polias originais;

Bom, é isso ai, espero que ajude os que tem dúvidas e também espero que vocês que
contribuam com o que não estiver aqui.
O que for lembrando a mais vou colocando aqui com o tempo! E se falei alguma asneira,
avisem, não sei tudo também, to sempre aprendendo.
rodrigo.xavier.206
Novato
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Re: [Swap de peças] 106, 205, 206, 207, 306, 307, Xsara, etc...

Mensagem por rodrigo.xavier.206 »

Que maravilha!!!
Excelente conteúdo já me serviu de base.


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Ale
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Re: [Swap de peças] 106, 205, 206, 207, 306, 307, Xsara, etc...

Mensagem por Ale »

Muito bom irmão! Obrigado pelo conteúdo, vai ajudar absurdo!
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